top of page

Aquele nó na cabeça, Vinho Reserva ou Reservado? Qual a diferença?




Não é tão fácil quanto pensamos, mas vamos tentar simplificar!

Cada país possui uma legislação diferente, na verdade, cada região dentro de um país pode ter uma legislação específica para a classificação dos vinhos.

Mas para você entender de forma simples e facilitar a sua vida na hora da compra, segue uma escala onde vai de menor para a maior complexidade do vinho:

- RESERVADO: não basta de uma jogada de marketing meus amigos! Reservado não significa que o vinho tem algo em especial, ele é comum como qualquer outro vinho, mas é muito IMPORTANTE que você não crie preconceito com esse termo, são vinhos de entrada e geralmente de muita qualidade, lembre-se: todos os vinhos merecem ser degustados!

- CRIANZA: muito comum nos vinhos espanhóis, esse termo é utilizado para vinhos que passam por pelo menos 1 ano em barricas e alguns meses maturando em garrafa. Na legislação espanhola, para um vinho tinto ser classificado como crianza é necessário que ele passe por pelo menos 2 anos de envelhecimento, sendo pelo menos 6 meses em barris e os demais meses nas garrafas.

- RESERVA: Aqui está a maior dificuldade... Vinhos reserva são vinhos especiais, porém cada região, cada país usa uma legislação específica, algumas nem tem legislação, mas aqui cabe o bom senso das vinícolas para essa classificação.

Mas para simplificar, os vinhos reserva são geralmente vinhos feitos a partir de uvas selecionadas com maior qualidade e que passam por certo período em barricas de carvalho.

Na Itália, em Piemonte, por exemplo, para um vinho ser considerado reserva é necessário que o vinho descanse por 5 anos, 3 deles em barrica de carvalho. Já na Toscana o descanso deve ser de 27 meses e grau alcoólico de pelo menos 12,5%.

Portugal e França, e os países que compõem o Novo Mundo (se referindo ao vinho), não possuem uma legislação específica.

Entende agora por que é tão complexo? rsrsrs

- GRAN RESERVA: Segue a mesma linha do Reserva, porém costuma ser o melhor vinho produzido pela vinícola, com as melhores uvas e o maior tempo de envelhecimento. A partir disso, temos apenas uma última escala, que seria a Edição Limitada!

Gostou do post? Achou válido? Compartilhe!!


Comments


bottom of page